O ditador da China, Xi Jinping, foi reconduzido para exercer o seu terceiro mandato como presidente do país. O Parlamento chinês deu aval a Jinping em eleição nesta sexta-feira, 10, segundo a rede chinesa de televisão CCTV.
No poder desde 2013, Jinping foi reconduzido, sem surpresa, com uma votação unânime dos deputados. Ele era o único candidato do pleito. É a primeira vez que um presidente é reconduzido para um terceiro mandato na China, fato que o torna o líder mais poderoso da nação em séculos.
Além da Presidência, o líder chinês também foi reconduzido ao cargo de chefe do Exército Popular de Libertação.
Em outubro do ano passado, Xi Jinping foi reconduzido ao cargo de secretário-geral do Partido Comunista da China. Ambos os mandatos são de cinco anos de duração, podendo ser renovados.
Com o punho direito erguido e mão esquerda sobre a Constituição chinesa, Jinping prometeu “construir um próspero, forte, democrático, civilizado, harmonioso e grande país socialista moderno”.
O Congresso Nacional do Povo, nome dado ao parlamento chinês, também conduziu por unanimidade o ex-vice-premiê do Conselho de Estado, Han Zheng, ao cargo de vice-presidente de Xi Jinping.
A votação do terceiro mandato do ditador chinês não teve oposição, nem abstenções. Depois de 10 anos no cargo, Jinping perseguiu e eliminou vários dos seus rivais com uma condução ditatorial do país.
Fonte: Revista Oeste