Conquista aconteceu em Antuérpia, jogos marcados pela estreia brasileira nas disputas
Nada de futebol, judô, vôlei ou ginástica, a primeira medalha de ouro do Brasil em Olímpiadas veio em uma disputa de tiro ao alvo. A conquista aconteceu nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, Bélgica, em 1920 — as primeiras com atletas brasileiros. A conquista é de Guilherme Paraense, coronel do Exército Brasileiro, que venceu a prova da pistola rápida 30 m.
O coronel Guilherme nasceu em Belém, capital do Pará, em 25 de junho de 1884. Além de trazer a primeira medalha de ouro do Brasil na história das Olimpíadas, ele ajudou a equipe nacional a conquistar o bronze na disputa de tiro de pistola 50 m.
O militar campeão morreu em 18 abril de 1963, aos 83 anos. Antes da morte, ele conquistou outra premiação internacional. Trata-se do ouro nos Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922, no Rio de Janeiro, pela disputa com a pistola 25 m.
Ouro do Brasil em todas as Olimpíadas
Até o fim da Olimpíada de 2020, realizada em Tóquio, o Brasil ganhou 39 medalhas de ouro, considerando todas as 23 edições dos jogos de que o país participou. Além disso, os brasileiros conseguiram 41 pratas e 71 bronzes nesse mesmo intervalo.
O último evento realizado na capital japonesa marcou a melhor premiação geral do Brasil com 21 medalhas: sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. O segundo melhor desempenho ocorreu na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Foram 19 medalhas, com a mesma quantidade de ouro e prata que em Tóquio, mas duas a menos de bronze.
Fonte: Revista Oeste