Destaque Nacional

Dengue atinge recorde histórico no Brasil com mais de 1,8 milhão de casos em 2024

Mais de 500 mortes foram confirmadas, enquanto outras 1.020 estão sendo investigadas

Em apenas 78 dias, desde o início de 2024, o Brasil atingiu um recorde histórico de dengue, com 1.889.206 casos prováveis da doença até os registros desta segunda-feira, 18. Os números são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, pasta comandada pela socióloga e ex-presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.

De acordo com a plataforma que organiza os dados da doença no país, sob governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil já totaliza 561 mortos pela dengue; esse número equivale a 51,2% do total de óbitos registrados em todo o ano de 2023, que foi de 1.094.

Outras 1.020 mortes ainda estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde.

O coeficiente de incidência de dengue no Brasil é de 930,4 casos por 100 mil habitantes.

Recorde atual supera marca histórica durante governo Dilma, o maior até então

Em quase três meses, a situação atual é 11,8% maior do que o drama da dengue enfrentado pela população brasileira em 2015.

Naquele ano, o Brasil teve o maior número de casos até então, 1.688.688. Era governo da petista Dilma Rousseff e houve troca de ministros na pasta da Saúde: Arthur Chioro deixou o cargo em outubro; Marcelo Castro assumiu em meio à crise.

Situação epidêmica e de emergência; saiba como estão os Estados

Das 27 unidades federativas, 14 estão em situação epidêmica, são elas: Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Acre, Bahia, Amapá, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nove Estados já decretaram estado de emergência na saúde em decorrência da dengue, são eles: São Paulo, Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá, além do Distrito Federal.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo, a maior cidade do país, até a quarta-feira 13, foram registrados 49.721 casos confirmados de dengue. Esse número ultrapassa a marca de 414,1 casos por 100 mil habitantes.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *