Uma série de fortes tornados tem atingido a região sudeste dos Estados Unidos desde sexta-feira (10/12), deixando pelo menos 70 mortos no estado de Kentucky. Na cidade de Maryland, foram registradas imagens impressionantes de uma estante de livros que permaneceu intacta mesmo com a destruição total dos imóveis a sua volta.
Voluntários e moradores da cidade se reuniram para socorrer pessoas feridas e resgatar itens de valor. Em entrevista, o dono do imóvel em que estava a estante afirmou que ela só não foi destruída porque estava em uma parte da casa feita de concreta, e em direção contrária aos ventos que passaram.
Cinco estados americanos foram atingidos, sendo o Kentucky um dos mais prejudicados. Prédios e veículos foram destruídos, linhas de transmissão foram derrubadas, dificultavam a entrada das equipes de resgate em comunidades que estão sem telefone ou energia elétrica.
Destruição
Na manhã de sábado (11), o dia amanheceu com quarteirões de casas devastados, prédios desabados, árvores arrancadas e grandes edifícios com o telhado arrancado. O governador do Kentucky chegou a dizer que prevê que o número de mortos só neste estado possa passar dos 100.
Em Maryland, um dos prédios mais afetados foi uma fábrica de velas, onde cerca de 100 funcionários trabalhavam em turnos noturnos para atender à demanda das festas de fim de ano. O prédio desabou parcialmente.
Fonte: O Hoje