Vila Nova e Goiânia começam nesta quarta-feira (11) a caminhada no Campeonato Goiano 2023. Os times irão se enfrentar no primeiro clássico do ano no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, às 19h30. Pelo lado colorado, o Tigre quer iniciar bem a competição para encerrar o jejum que dura desde 2005. Já pelo lado do Galo, além do jejum de títulos (desde 1974), a equipe quer se firmar novamente na elite do futebol goiano.
Vila Nova e Goiânia farão o conhecido clássico dos opostos. Isso porque nos primórdios, o colorado foi um clube operário e formado por migrantes, já pelo lado do alvinegro, a equipe que leva o nome da capital do estado era considerada o time do poder público. Atualmente, os clubes também vivem situações distintas, o Tigre possui um calendário cheio de competições e o Galo aposta no Goianão para retornar seu brilho.
No retrospecto, o Vila Nova é quem possui a vantagem no confronto. Em 212 jogos, o Tigrão saiu vencedor em 83 partidas, já o Galo venceu 63 confrontos, já em 66 partidas, o duelo terminou empatado. O colorado também leva vantagem nos números recentes, nos últimos 10 jogos, o Vila Nova venceu 8 vezes, com um empate e uma única vitória do Goiânia.
Em relação as equipes, os dois clubes chegam com uma reformulação. Pelo lado do Vila Nova, o time contratou 12 novos jogadores, além do técnico Claudinei Oliveira. Para o compromisso contra o Goiânia, 6 dos reforços deverão ser titulares e outros 5 serão mantidos para a partida de estreia.
O Vila Nova deverá entrar em campo com Vanderlei; Marcelinho, Rafael Donato, Jordan, Diego Renan; Ralf, Rickson, Marlone; Vinícius Leite, Lourenço e Neto Pessoa.
Pelo lado do Goiânia, o time foi vice-campeão da Divisão de Acesso e também vem com uma nova base para o estadual. A equipe aposta na manutenção do técnico Lucas Oliveira, que conseguiu o acesso com a equipe, para fazer um bom estadual e chegar no mata-mata. O Galo deverá ser escalado com Lúcio; Eduardo, Gabriel, Xavier; Irismar, Júnior Ramos, Romário, Nivaldo; Isaac, Assuério e Wallace.
Fonte: Mais Goiás