Os ditadores Nicolás Maduro, Xi Jinping e Miguel Díaz-Canel também parabenizaram a vitória do presidente russo
O Partido dos Trabalhadores (PT) saudou, na segunda-feira 18, a vitória de Vladimir Putin nas eleições presidenciais russas, realizadas na última semana.
Putin teve 87% dos votos e dará início ao seu quinto mandato como executivo-chefe do país. A nota foi assinada pelo secretário das Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira.
“Parabenizamos o Partido Rússia Unida pelo resultado expressivo que garantiu a vitória do presidente Putin, com mais de 87% dos votos”, escreveu o secretário. “Renovamos nosso compromisso em fortalecer nossos laços de parceria e amizade. Trabalhando juntos rumo a um mundo mais justo, multilateral e plural.”
Com a vitória, Vladimir Putin completará 18 anos seguidos à frente do governo russo.
Ditadores ao redor do mundo elogiam a reeleição de Vladimir Putin
Depois da vitória de Vladimir Putin nas eleições presidenciais russas, ditadores ao redor do mundo parabenizaram o político.
O ditador Nicolás Maduro, que em meio a polêmicas comanda a Venezuela desde 2013, foi uma das figuras que parabenizou o presidente russo.
Maduro, que oficializou sua candidatura para as eleições presidenciais no dia 28 de julho, está sendo acusado de violar o direito político de muitos opositores. Sua principal opositora, María Corina Machado, foi considerada inelegível pela Suprema Corte da Venezuela, aparelhada pelo chavismo.
“Envio as minhas felicitações ao povo irmão da Rússia e ao presidente Vladimir Putin pela sua extraordinária vitória nas eleições presidenciais da Federação Russa”, disse o ditador. “Foi um processo eleitoral impecável´, que, nesses últimos três dias, demonstrou de forma exemplar a sua participação democrática. Nosso abraços a todo o povo russo e ao partido Rússia Unida!”
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, também separou um momento para enaltecer a vitória de Putin. “Nossos sinceros parabéns pela reeleição do presidente Vladimir Putin”, escreveu o herdeiro político dos Castros. “Constitui um exemplo confiável do reconhecimento do povo russo à sua gestão. Continuaremos a fortalecer os laços entre Cuba e Rússia, em setores identificados para o bem-estar do nosso povo.”
O ditador chinês, Xi Jinping, enviou a Putin um telegrama exaltando sua vitória. O conteúdo da mensagem afirmou que a reeleição reflete plenamente o apoio da Rússia a Putin.
“Nos últimos anos, o povo se uniu, superou desafios e fez progressos no sentido do seu desenvolvimento e revitalização nacional”, afirmou Xi, através da agência estatal Xinhua.
Na contramão do discurso apresentado pelos ditadores, diversas nações ocidentais se pronunciaram sobre a falta de transparência eleitoral russa. A ausência da oposição também foi um quesito levantado pelos países do Ocidente.
Fonte: Revista Oeste